terça-feira, 29 de março de 2011

DESFAZENDO OUTRAS CONFUSÕES

CALIBRAÇÃO X AJUSTE X REGULAGEM X AFERIÇÃO DE EQUIPAMENTO

Dando prosseguimento à minha proposta de esclarecer aqui no blog conceitos que percebo que as pessoas costumam confundir, vou explicar a diferença agora entre CALIBRAÇÃO, AJUSTE DA ESCALA MÉTRICA e AJUSTE de um instrumento de medição.
São três procedimentos bem distintos e com finalidades igualmente bem distintas. Dois deles até são relacionados entre si, porém diferentes.

Em instrumentos de medição utilizados em laboratórios químicos, é comum ter-se que efetuar esse procedimento prévio antes de usar o aparelho. É o que ocorre, por exemplo, com um pHmetro (medidor de pH). Antes de efetuarmos uma medição de pH com o instrumento, precisamos executar com o mesmo, leituras do pH de duas ou até três soluções-tampão ou materiais de referência de pH. Algo semelhante ocorre no caso de um espectrofotômetro analítico (UV/VIS). Antes de realizarmos uma medição de transmitância ou absorbância com o mesmo, precisamos antes ajustar os dois extremos da escala de medição do instrumento: o 0% e o 100%.

Esses procedimentos que precisam ser executados no caso de alguns instrumentos, por seus usuários, antes de o utilizarem para efetuar uma medição com os mesmos, são chamados por nós de calibração do instrumento. É comum, então, ouvirmos frases como essas: “Você Já calibrou o pHmetro?” e “Usamos água destilada para calibrar o 100% de transmitância”.

No entanto, embora os chamemos assim, tais procedimentos não constituem uma calibração do instrumento. Na verdade, consistem em um ajuste da escala métrica, ou seja, da escala de medição do aparelho.

Ao utilizarmos essa terminologia correta para denominar tais procedimentos, podemos fazer uma outra confusão. Uma coisa é esse ajuste da escala métrica ou de medição, necessário para alguns instrumentos e o ajuste que precisa ser feito em certos instrumentos , após a calibração, na correta concepção do termo, dos mesmos.
Para que não confundamos esses dois ajustes dos instrumentos, que são procedimentos distintos, com objetivos completamente diferentes, embora incomum, o ajuste da escala métrica deve ser chamado de regulagem do instrumento, conceito que é definido nos vocabulários metrológicos, da seguinte forma: “Ajuste do instrumento, empregando somente os recursos disponíveis no mesmo para o usuário".

Esclarecido o que é o AJUSTE DA ESCALA MÉTRICA ou a REGULAGEM de um instrumento de medição, na próxima postagem lhes explicarei o que é na realidade, a calibração do instrumento.

Até lá!

Abraços!

Consultor Luiz Ramalho





Nenhum comentário:

Postar um comentário