terça-feira, 19 de abril de 2011

DÚVIDA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA MASSA PARA A INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO

PORQUE MUITAS VEZES TEMOS QUE CONSIDERAR DUAS VEZES A CONTRIBUIÇÃO DA MASSA PARA A INCERTEZA DE MEDIÇÃO?

Após algo que já me foi questionado diversas vezes, tanto pelo pessoal dos laboratórios a que presto consultoria, como por participantes dos cursos que eu dou , ter me sido mais uma vez questionado, no último curso de determinação de incerteza de medição que ministrei, ocorrido no início deste mês, resolvi escrever esta postagem esclarecendo tal questão, pois me parece ser, uma dúvida que muita gente tem.

As pessoas têm dificuldade de entender porque na determinação da incerteza de algumas medições em que a massa é uma das fontes de incerteza, a contribuição desse fator precisa ser considerada duas vezes.

Isso ocorre quando adotamos um procedimento de pesagem, bastante comum em laboratórios químicos, no qual, primeiramente, taramos a balança com um recipiente, para depois, pesarmos dentreo dele, o material que efetivamente desejamos pesar.


Tal procedimento de pesagem é chamado de PESAGEM POR DIFERENÇA, pois a massa do material pesado é a diferença entre a massa total e a massa do recipiente, no interior do qual, o material é colocado, conforme descrito abaixo:

massatotal= massarecipiente + massamaterial   =>
massamaterial= massatotal – massarecipiente
Como sabemos, a tara prévia da balança, com o recipiente, serve justamente para essa dedução da massa do mesmo. A massa do frasco é medida e assumida como zero. Portanto, quando, em seguida, pesamos o material dentro dele, a massa medida é exclusivamente a do produto.

Sendo assim, essel procedimento de pesagem envolve duas medições de massa independentes: a tara, em que é medida a massa do frasco e desconsiderada, e posteriormente, a medição da massa do material pesado no interior do mesmo. Cada medição independente tem sua incerteza, portanto, a medição da massa do recipiente na tara da balança tem sua incerteza e a pesgaem do material, tem também a sua..
Dessa forma, é por isso que a incerteza associada a esse procedimento deve ser contabilizada duas vezes, uma, para cada medição de massa efetuada: a tara e a pesagem do material.

Espero que tenham entendido.

Abraços a todos!

Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário